quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Setembro - Mês da Bíblia



Setembro, no Brasil, é o mês da Palavra de Deus, que nos orienta, instrui, corrige, questiona e chama para uma vida em sintonia com Deus e os irmãos de caminhada.

Para o ano 2011, nos é proposto o Livro do Êxodo - Capítulos 15 a 18... Exodo - saída - libertação...

Coloquemos a Bíblia em destaque, em nossos espaços reais e virtuais. Em nosso portal há fotos de Bíblia para você copiar:
http://www.apostolas-pr.org.br

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

As cinco vias da Palavra

Setembro é o mês da Bíblia. Sofremos um analfabetismo bíblico e precisamos criar o “século da Bíblia” e tê-la todos os dias em nossas mãos. Eis as cinco vias da Palavra.

1 - O ouvido - Como poderemos crer sem ouvir a pregação da fé? “Ouve oh Israel”. Este é o mandamento divino. Dá-nos Senhor, ouvido de discípulo, pede o profeta Isaías. A fé entra pelo ouvido. Não podemos ser surdos ao Deus que se revela a nós como a amigos. Quem ouve minha Palavra e a põe em prática, este é o maior no reino dos céus, ensinou Jesus. Hoje se ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis o vosso coração, diz o livro de Samuel. A Palavra supõe a audição, o ouvido, do contrário, ela cai no chão.

2 - A cabeça - A Palavra exige o estudo, a teologia, o magistério e o catecismo. A fé não pode contrariar a reta razão, mas, ela vai além da razão. É preciso dar a razão de nossa fé porque a verdade e a fé são duas asas que movem o ser humano até Deus. Fé e razão se completam. O ato de fé é um ato de decisão, de opção, de adesão a Deus, a Jesus Cristo e à revelação divina. A cabeça é uma via da fé para evitar todo infantilismo, magia, engano, exploração, fanatismo e heresia no âmbito da religião. A Palavra guia nossos pensamentos e oferece critérios, valores e luzes para a razão.

3 - O coração - A Palavra ouvida desce ao coração, ou seja, é interiorizada, assimilada, vivida, experimentada. É no intimo do coração que a Palavra se faz carne em nós. Ela se torna alimento. “Toma o livro e come-o” diz a Escritura. Há uma grande fome e sede da Palavra porque ela alimenta a fé no coração dos cristãos. A fé é resposta à Palavra e compromisso assumido no centro, no interior dos corações.

4 - As mãos - A fé sem obras é morta. A Palavra alimenta a fé. É no testemunho, na ação, mas principalmente nos gestos de amor a Deus e ao próximo, que se manifesta nossa fé. Nossas mãos se abrem à generosidade, à solidariedade, à prática do amor pessoal e social, graças à fé. Uma fé autêntica é compromisso com a vida, a transformação, a promoção humana. Daí se entende os famosos binômios: fé e vida, oração e ação, mística e política, contemplação e transformação. A Palavra abre nossas mãos para a construção do reino, para as boas obras e o amor transformador.

5 - Os pés - A Palavra é o combustível, o motor, a energia da missão. Quem tem fé não é acomodado, mas, missionário, caminhante, evangelizador. Fé com pé na estrada, pé a caminho, pé nas ruas, nas portas das casas, nas periferias e nas mansões. A fé leva ao lava-pés e a andar a pé para facilitar o encontro. De pessoa a pessoa, de casa em casa, de grupo em grupo, de nação a nação, a fé nos coloca em movimento, em ousadia missionária. Os caminhos da fé levam ao encontro com o diferente, o afastado, até o além fronteiras. A fé nos dá pés velozes que correm até os confins da terra, que nos levam ao povo. Com os pés iluminados pela Palavra caminhamos pressurosos para a casa do Pai. Pés evangelizadores que mesmo feridos e machucados nos deixam sempre de pé especialmente ao pé da cruz.

Texto de Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
Publicado na Folha de Londrina, 11 de setembro de 2010

Prece e PALAVRA

Prece e PALAVRA
Palavras ecoam entre amigos que partilham tempo de silêncio, escuta, prece, prosa e poesia,levando a produzir alguns frutos de bem.

O grupo "Prece e PALAVRA" teve um início singelo e sereno de amizade on line. Tudo começou, quando recebi de presente uma sacolinha com mais de 80 palavras para sortear uma por dia. Foi uma amiga educadora quem me ofertou esse mimo.

Não lembro bem quando comecei a sorteá-las, mas quando a palavra DESPRENDIMENTO chegou na hora certa e produziu o efeito desejado achei por bem ir passando adiante a minha descoberta. E foi assim que, em abril de 2003, comecei a sortear palavras e enviar também, via e-mail, para duas amigas. No início, era apenas sorteio de palavras, depois fomos acrescentando preces.

Chegamos a formar um grupo de 80 pessoas de vários estados do Brasil, Bélgica, Canadá, França e Portugal. Os sorteios de palavras passaram a ser em dias pares, depois a cada cinco dias. Na época de Pentecostes sorteamos os dons do Espírito Santo. No Advento, os nomes dos personagens do presépio, com a tarefa de passar momentos em sintonia com o personagem recebido.
E quantas preces, poesias e histórias natalinas foram escritas! Você já imaginou a história do Natal sendo contada por Maria, por Jesus, pela estrela ou por um carneirinho? Entrar na cena, atenta e amorosamente é também contemplação.

Essas palavras, impressas e recortadas, podem ser deixadas em locais onde familiares, amigos e visitantes tenham acesso a elas. Garanto-lhes que, sendo sorteadas, acreditando que sejam também “toques de Deus” podem produzir frutos de bem em muitas pessoas e ambientes.

Desejando receber o arquivo para imprimir, escreva para mim.

Que a PALAVRA que um dia se fez gente como nós, em JESUS, encontre ECO em nossa vida!
© Ir. Zuleides M. de Andrade, ASCJ
comunic@apostolas-pr.org.br

Conversas do Coração
Aos domingos, das 21h às 22h, estou em “Conversas do Coração”, na Rádio Evangelizar AM 1060 – FM 90,9!
Um programa abençoado, feito com amor, pensando em Jesus e em você. Apresento canções entrelaçadas com preces, mensagens e poesias para colocar você no Coração de Deus. Também, via Internet:
Ouvir a Rádio Evangelizar
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... .
Ir. Zuleides M. de Andrade, ASCJ
Comunicação para a Pastoral
Apóstolas do Sagrado Coração deJesus
Portal Apóstolas
Sagrado - Rede de Educação
Unidades Educacionais -Sul do Brasil

http://twitter.com/zuleides